Em busca de ideias ousadas para incentivar o potencial de todas crianças - e de projetos que transformem a área de desenvolvimento infantil.
No planeta todo, 1/3 das crianças não atingem todo seu potencial. São 200 milhões de meninos e meninas que têm seu futuro prejudicado, assim como seu desenvolvimento cerebral. Entre os motivos, estão a fome, a falta de afeto e de cuidados e a ausência de políticas públicas que apoiem as famílias. Esse desperdício de oportunidades mina as futuras gerações em sua capacidade de enfrentar desafios.
E como superar isso? Como incentivar essas crianças e ajudá-las a se desenvolver com as mesmas chances de outras que não enfrentam os mesmos problemas? Hoje se sabe que a genética não é a única determinante e que o cérebro tem uma incrível capacidade de se alterar, especialmente nos primeiros anos de vida.
Portanto, a resposta para os questionamentos acima está justamente no investimento nessa faixa etária. E nesse sentido, o edital Saving Brains busca caminhos para promover o desenvolvimento do cérebro infantil e da criança nos seus primeiros 1000 dias de vida, por meio projetos inovadores. Em parceria com a Grand Challenges Canada, apoiamos esse projeto desde 2013.
Experiências adversas na infância podem levar a envelhecimento celular
Impactos da Covid-19 em Crianças e Adolescentes – 1ª onda
Adversidades no começo da vida impactam o neurodesenvolvimento infantil
O que é epigenética e como ela afeta o desenvolvimento...
Neurociência e Educação na Primeira Infância: progressos e obstáculos
Entendendo o desenvolvimento infantil: contribuições das neurociências e o papel...
Kit de desenvolvimento da primeira infância: uma caixa de tesouros...
Cartilha de boas práticas para empresas: Pacto Nacional pela Primeira...
Examinando estratégias para melhorar o ensino de ciências na pré-escola
Desenvolvimento na primeira infância: progresso científico e avanços nas políticas...
O efeito de viver adversidades múltiplas na infância: revisão sistemática
O impacto do desenvolvimento na Primeira Infância sobre a aprendizagem
Estudo Frameworks - distanciamento entre sociedade e especialistas
Se mudarmos o começo da história, mudamos a história toda
Construindo competências dos adultos para melhorar o desempenho das crianças
Funções executivas e desenvolvimento na primeira infância: habilidades necessárias
Fundamentos do Desenvolvimento Infantil: da gestação aos 3 anos